Vasinhos

Vasinhos

O que são?

Os Vasinhos são pequenos vasos visíveis que ficam logo abaixo da pele e formam redes, que em muitas situações aumentam e se espalham pela coxa e perna causando grande prejuízo estético e incômodo com sua aparência. Podem ser de diferentes formas e são o grau inicial da Doença Venosa Crônica, que é a Síndrome associada a varizes e doenças nas veias.

Muitas vezes o paciente apresenta além desses vasinhos, alterações em vasos mais profundos em relação à pele, além de queixas relacionadas a dores nas pernas, sendo esses pequenos vasos o sinal inicial de um problema maior.

Os vasinhos se apresentam de diferentes formas e podem ser divididos conforme abaixo:

  • Tipo I: microvarizes ou telangiectasias: são muito pequenos, menores que 1mm, normalmente são vermelhos e bem finos, podem formar uma rede de vários vasinhos, tem formato irregular e normalmente são lineares;
  • Tipo II: venulectasias: possuem entre 1-2mm e representam aqueles vasos um pouco mais roxos e elevados, muitas vezes formando pontos azulados em regiões da pele;
  • Tipo III: reticulares: são um pouco maiores, de 2-4mm e um pouco mais fundos que os vasinhos acima, normalmente mais azulados e mais compridos, ficando em muitos casos logo abaixo de vasinhos mais finos, podendo nutrir esses vasos e dificultar o tratamento.

Após essa avaliação, outro passo fundamental é dividir os vasinhos entre 2 grupos:

  • Simples: são vasinhos isolados, que não são nutridos por nenhuma outra veia e apresentam um tratamento mais simples;
  • Complexos: são vasinhos que se apresentam em grupos e conectados a vasos maiores, doentes e mais profundos, submetidos a maiores pressões e, portanto, apresentam o tratamento um pouco mais complexo, necessitando de diferentes procedimentos para atingir um bom resultado.

Estima-se que os vasinhos ocorram em até 60% das pessoas no mundo, aumentando com a idade para até 72% em mulheres. Assim, constituem um problema muito frequente e que impede a liberdade para uso de roupas e realização de atividades ao ar livre, praia, esportes e etc, especialmente em países de clima quente como o Brasil.

Como é feita a sua avaliação na consulta?

No consultório, o médico Vascular realiza um mapeamento das áreas afetadas e diferencia os tipos de vasinhos, tendo uma estimativa de quais tratamentos e exames serão necessários. É fundamental também uma avaliação do histórico médico, tratamentos já realizados, fatores de risco, histórico familiar e medicações utilizadas de forma contínua.

Utilizamos hoje em dia métodos modernos para visualizar vasos que passam despercebidos a olho nu, podendo detectar com maior precisão os verdadeiros culpados de nutrir os vasinhos e ver lesões que passariam despercebidas. São os aparelhos de Fleboscopia e de Realidade Aumentada que permitem uma melhor visualização, todos realizados durante a consulta.

Além disso, a ultrassonografia com Doppler das veias das pernas é fundamental, pois em muitos casos, existem vasos mais profundos ou doença nas safenas ou outras varizes que impedem o tratamento adequado das varizes, além de permitirem um mapeamento melhor do grau de doença venosa. Portanto, também constitui um exame indispensável.

E como se tratam os Vasinhos?

O tratamento se baseia na Escleroterapia, que é o procedimento conhecido como “aplicação”. Ele pode ser realizado de diversas formas e tem o objetivo de levar ao fechamento dos vasos pela irritação de sua parede devido a substâncias que entram em contato com sua superfície. Podem ser através da injeção de substâncias líquidas, químicas como a Glicose e o Polidocanol ou pela lesão térmica induzida pelas ondas de raio Laser direcionadas especificamente para os vasinhos lesionados. Saiba mais sobre as aplicações aqui.

Podemos realizar o tratamento de forma isolada com as aplicações ou combinado ao uso do Laser Transdérmico + Resfriador de pele.

Hoje em dia, o tratamento combinado, se associando Laser Transdérmico a aplicação com Glicose, com o auxílio de um aparelho resfriador, se constitui no principal tratamento dos vasinhos. É realizado no consultório, sem necessidade de anestesia ou internação e sem repouso prolongado ou afastamento de suas atividades físicas.

As vantagens do procedimento combinado são uma menor dor durante o procedimento, menor necessidade de sessões adicionais e maior conforto gerado pelo resfriamento da pele associado. Saiba mais clicando aqui.

Atualmente, mais de 80% dos casos tratados por esse método são suficientes para evitar a cirurgia convencional.

Por fim, como dito acima, os vasinhos são uma das condições mais frequentes que afetam as mulheres no mundo, muitas vezes privando-as de liberdade para aproveitar a vida, o Sol, o calor e o uso de roupas leves. Dessa forma, não devem ser motivo de vergonha ou preconceito, tanto pela sua frequência quanto pelo fato de seu tratamento ser muito efetivo na grande maioria dos casos.

Quer saber mais sobre varizes? Clique aqui!

Deixe suas dúvidas no formulário abaixo e agende sua consulta para se livrar dos seus vasinhos de uma vez por todas!

PRECISANDO CUIDAR DA SUA SAÚDE VASCULAR?

Ou entre em contato e tire suas dúvidas:

2 + 11 =

Dr. LuIz FelIpe Azeredo,
cirurgião vascular na zona sul/SP

Sou aficcionado por ciência, tecnologia e inovação e procuro embasar cientificamente todas minhas condutas e praticas do dia a dia. Procuro sempre um atendimento individualidualizado, fornecendo o máximo de informações aos pacientes com muita ciência, mas com muita empatia e respeito.
Imagem Dr. Luiz Azeredo
Open chat