Cirurgia de Varizes
O que é?
A Cirurgia de Varizes consiste no método tradicional de tratamento para varizes, com a retirada dos segmentos doentes, podendo ou não se associar a retirada da veia safena.
O Sistema das Safenas é um dos mais importantes para a drenagem do sangue das pernas de volta ao coração. Possuímos 2 safenas, uma que passa na face externa (lateral) da perna, a safena parva, e outra, maior, que passa na face interna da perna e coxa e consiste uma das principais acometidas na Doença Venosa Crônica e Varizes, a safena magna. Ela é responsável por drenar cerca de 20% do fluxo de sangue das pernas e em alguns casos também precisa ser envolvida no tratamento cirúrgico das varizes.
A cirurgia pode ser oferecida para todos os portadores de varizes que apresentem sintomas como dor, cansaço nas pernas, inchaço ou queimação.
Saiba mais sobre as varizes clicando aqui!
Como Funciona?
Nem todas as pessoas com varizes precisam retirar as safenas, isso é uma dúvida muito frequente. Apenas quando ela se encontra doente e muito dilatada pode ser necessária sua retirada, mas em muitos casos apenas as varizes mais grossas são retiradas.
Durante a consulta pré-operatória é realizado o exame físico e mapeamento das varizes, realização de ultrassonografia com Doppler para medir o grau e tamanho de doença e um detalhado histórico médico quanto a cirurgias anteriores, doenças pré-existentes e medicações de uso contínuo.
É necessária uma avaliação com anestesista para liberar para a realização da cirurgia, visto que envolve anestesia e internação hospitalar.
O Procedimento
O procedimento é feito no ambiente hospitalar, em jejum e envolve uma breve internação de cerca de 24hs e na maioria dos casos com raquianestesia (bloqueio na coluna).
São realizadas micro incisões do tamanho de uma agulha mais calibrosa no trajeto das varizes, que são marcadas com uma caneta especial antes da cirurgia, e retiradas todas as varizes grossas e visíveis com auxílio de uma agulha de crochê que permite “pescar” as veias doentes e removê-las.
Se for necessária a retirada da veia safena, é feito um pequeno corte na região da virilha e outro na região abaixo do joelho ou do tornozelo para permitir a retirada da veia doente.
Em casos muito selecionados e com poucas varizes, o procedimento pode ser feito por anestesia local.
Ao término da cirurgia é realizado um curativo compressivo e a alimentação pode ser prontamente restabelecida e assim que passado o efeito da anestesia o paciente pode ser liberado para casa.
Quais os efeitos colaterais e complicações?
Os principais riscos envolvem os sítios cirúrgicos, com o risco de infecção nas áreas onde foram realizados cortes e o risco de aparecerem manchas arroxeadas, azuladas ou esverdeadas nas regiões de retirada das varizes, devido ao sangramento que ocorre após romperem as varizes e serem retiradas.
A dor pode ocorrer no trajeto de retirada das veias, assim como dormências e alterações na sensibilidade de algumas regiões de perna e pé, devido à proximidade de pequenos nervos e algumas varizes, em especial a safena.
Quais os cuidados após o procedimento?
- Recomendamos o uso de meias de compressão após o procedimento;
- Indicamos o afastamento das atividades por 14 dias;
- No ambiente domiciliar, recomendamos intercalar períodos breves de repouso com exercício de caminhada;
- Mantemos o curativo compressivo realizado no ambiente hospitalar por 1 a 2 dias;
- Evitar exposição ao Sol durante período de recuperação;
Lembrando sempre que no acompanhamento da doença existe a possibilidade de formação de novas varizes ao redor das veias removidas, pelos estímulos contínuos a formação de varizes mesmo com o tratamento adequado, por isso o acompanhamento frequente é fundamental para agir o quanto antes.
Deixe suas dúvidas no formulário abaixo e agende sua consulta para programar seu tratamento. Não deixe para depois!