Tratamentos à Laser
O que é?
Atualmente o tratamento das Varizes a Laser se constitui em uma das principais técnicas e mais modernas existentes para a abordagem dessa doença. O objetivo é o fechamento e tratamento dos segmentos venosos alterados sem a necessidade de cortes, cirurgias ou período de recuperação prolongado.
Existem duas formas de aplicação do Laser para o tratamento das Varizes:
- Laser Transdérmico: é o tratamento realizado para vasos de calibre muito fino, os vasinhos, realizado em consultório, sem necessidade de internação ou anestesia é indicado principalmente para “secagem”desses vasinhos que tanto levam a preocupações estéticas;
- Laser Endovenoso: é o tratamento realizado em ambiente hospitalar que consiste na introdução de uma fibra por dentro de varizes calibrosas ou da veia safena doente e provocar uma queimadura em toda a parede do vaso com o objetivo de fechá-lo e eliminar os incômodos sintomas das varizes.
O tratamento a Laser possui efeito a longo prazo de manter o fechamento das varizes e os bons resultados iguais ou melhores do que a cirurgia convencional e hoje em dia, já é recomendado como primeiro tratamento pelas principais revistas científicas e artigos ao longo do mundo.
Sua grande vantagem está em ser um método muito pouco invasivo e que permite os mesmos benefícios da cirurgia, porém sem cortes.
Lembrando que em muitos casos é necessário a associação de métodos de tratamento, e o Laser pode ser associado a Cirurgia de retirada de Varizes (Flebectomia) durante o mesmo procedimento, assim como à escleroterapia com glicose (aplicação) para vasinhos que estejam associados a varizes mais grossas no momento do procedimento.
Saiba mais sobre as varizes clicando aqui!
Como Funciona o Laser Endovenoso?
Os feixes desse tipo de Laser geram uma lesão na camada interna das veias por mecanismo direto, uma lesão térmica, como uma queimadura interna que estimula a veia a se fechar e formar uma fibrose no local, o que produz o tratamento das varizes doentes na região.
O Laser Endovenoso é feito através de uma punção da veia safena na região abaixo do joelho, ou de alguma outra veia que se deseje tratar, é introduzida uma fibra guiada por ultrassonografia que possui em sua ponta uma estrutura para emissão de raios laser diretamente, de forma controlada, que provoca a queimação direta da parede das varizes em toda sua extensão. Se necessário, a retirada de outras varizes por microincisões ou a aplicação podem ser feitas simultaneamente durante esse procedimento.
O procedimento é feito sob anestesia local através de várias injeções na região da coxa, para proteger a pele da energia térmica liberada pela fibra e para aumentar o efeito local do laser dentro do vaso. Se necessário, podem ser feitos sedativos e analgésicos leves para maior conforto e controle da dor, por isso a necessidade de realizar o procedimento em ambiente cirúrgico.
Os principais riscos do procedimento envolvem a preocupação com a trombose, queimadura da pele, e dor relacionada ao procedimento. Existem inúmeras medidas que são feitas para reduzir esses riscos e proporcionar a maior segurança durante o procedimento e menor grau possível de dor através dos métodos anestésicos.
Como Funciona o Laser Transdérmico?
Esses raios laser possuem afinidade pela hemoglobina do sangue contido no interior dos vasinhos, dessa forma, transmitem sua energia e acabam por atingir a parede das veias e gerar sua lesão o que induz o seu fechamento e tratamento.
O Laser Transdérmico é feito no consultório, sem necessidade de anestesia e indicado somente para vasinhos, vasos de fino calibre existentes nos membros inferiores. É realizado por meio de uma pistola que libera raios laser direcionado às veias doentes juntamente com um aparelho resfriador de pele que auxilia na redução da sensação de dor e melhora os resultados do procedimento. Associamos a aplicação com glicose no mesmo procedimento para potencializar os resultados e reduzir a necessidade de sessões adicionais.
Para quem está indicado o tratamento com Laser Endovenoso?
Para pacientes com varizes de grosso e médio calibre, doença nas safenas que necessitem de cirurgia e apresentem sintomas compatíveis com varizes dos membros inferiores.
Quem não deve realizar o procedimento?
- Pacientes somente com vasinhos;
- Pacientes que possuem suas varizes muito próximas a pele ou a veia safena em uma posição mais superficial do que o normal, fora do seu compartimento habitual. Se realizado o procedimento nesses pacientes haveria um risco muito aumentado de queimadura de pele pela proximidade.
Para quem está indicado o tratamento com Laser Transdérmico?
Para pacientes com vasinhos das pernas e coxas e, principalmente, preocupações estéticas.
Quem não deve realizar o procedimento?
- Pacientes com varizes de grosso calibre, dilatadas. Não possui efeito nesses pacientes.
Quais as vantagens do Laser em Relação a Cirurgia?
O Laser Transdérmico para vasinhos não necessita de repouso e o retorno às atividades é imediato, além de potencializar o tratamento e reduzir a necessidade de novas sessões.
O Laser Endovenoso permite o tratamento de varizes e da Safena com o mesmo efeito da cirurgia e sem cortes.
A recuperação do Laser Endovenoso dura normalmente 72hs de afastamento das atividades, com retorno às atividades normais em até 1 semana, período de tempo bem menor do que a cirurgia convencional
O Laser apresenta menor risco de sangramento e de causar manchas arroxeadas ou esverdeadas devido a presença de coágulos sob a pele.
Quais os cuidados após o procedimento?
Recomendamos o uso de meias de compressão após.
Evitar exposição ao Sol nos primeiros dias ou até serem reabsorvidos as manchas roxas e hematomas.
Retorno a atividades físicas mais intensa após 7 dias.
Recomendamos retorno precoce em consulta para reavaliação e análise de resultados.
Deixe suas dúvidas no formulário abaixo e agende sua consulta para programar seu tratamento. Não deixe para depois!